TIPOS DE CÂNCER
Leucemias

O que é?

    É um tipo de tumor que se origina na medula óssea, local onde ocorre a produção de sangue. A medula óssea consiste em um líquido de cor idêntica ao sangue localizado no interior dos ossos (não confundir com medula espinhal), onde estão abrigadas as células tronco, responsáveis pela produção dos três elementos básicos do sangue: glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas.

Como ele se manifesta?

    Na leucemia aguda, as células malignas reproduzem-se muito rapidamente e ocupam a medula óssea, causando sintomas decorrentes da perda da produção dos elementos normais: a falta de glóbulos vermelhos (anemia) pode causar sintomas como palidez, cansaço e fraqueza; a falta de glóbulos brancos funcionantes pode facilitar o aparecimento de infecções e a falta de plaquetas pode causar hematomas, aumento da menstruação, sangramento nas gengivas ou em órgãos internos.

    Nas leucemias crônicas, os sintomas podem demorar anos para surgir, podendo o diagnóstico ser realizado em um paciente sem sintoma nenhum em exame de rotina. Outros sintomas como aumento de gânglios no pescoço, axila ou região inguinal, aumento do baço, febre, sudorese e emagrecimento podem também ser encontrados. Todos os sintomas citados não são específicos, podendo ocorrer em outras situações, sendo, no entanto importante esclarecer imediatamente a causa.

Como fazer o diagnóstico?

    A retirada de uma amostra da medula óssea com uma agulha especial (semelhante a uma coleta de exame laboratorial) permite que sejam realizados exames como a imunofenotipagem e o estudo genético das células malignas, permitindo a definição do tipo de leucemia e orientando o tratamento a ser realizado.

Quais os principais tratamentos?

    O tratamento varia grandemente com o tipo de leucemia e com a idade. Nas leucemias agudas, o tratamento é baseado em quimioterapia intensiva. Nas leucemias crônicas, o tratamento pode variar desde acompanhamento periódico, tratamentos com quimioterapia oral ou intravenosa.

Quem eu devo procurar?

    O hematologista é o médico indicado para o tratamento das leucemias.

Quais os fatores de risco?

    Os fatores de risco conhecidos são contato com produtos químicos como o benzeno (presente em indústrias, derivados de petróleo, fumaça do cigarro, e eventualmente em produtos cosméticos e até alimentos), tabagismo, defensivos agrícolas e outros de menor importância.

Prevenção - Como realizar?

    Mantendo acompanhamento periódico com seu médico e, se ocorrerem sintomas ou sinais sugestivos, procurar imediatamente atendimento para realizar exames que poderão esclarecer o diagnóstico.

Após o tratamento como fazer acompanhamento?

    O Hematologista manterá o acompanhamento periódico. Dependendo do tipo de leucemia e do tratamento empregado, as consultas podem sem mais ou menos freqüentes.