TIPOS DE CÂNCER
Carcinoma de Esôfago

O que é?

    É um tumor que acomete o esôfago sob a forma de um estreitamento.

Como ele se manifesta?

    Dificuldade progressiva para deglutir, inicialmente alimentos sólidos (pão, carne, etc).

Como fazer o diagnóstico?

    Exame endoscópico da porção alta do tubo digestivo (esôfago e estômago) visando a confirmação da existência de um estreitamento e realização de biópsia para exame anátomo-patológico.

Quais os principais tratamentos?

    Cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Os mesmos podem ser empregados de maneira combinada, dependendo da extensão da doença.

Quem eu devo procurar?

    Avaliação inicial de um paciente com dificuldade para deglutir - deve ser feita com especialista em aparelho digestivo (gastroenterologista).

Quais os fatores de risco?

    O tabagismo e o alcoolismo são os fatores comprovadamente predisponentes ao aparecimento deste tipo de doença. A existência de um refluxo esofágico crônico também pode aumentar esta predisposição. O uso rotineiro de bebidas bastante quentes tem sido considerado uma outra possível causa.

Prevenção - Como realizar?

    Todo o paciente portador de uma queimação retroesternal (pirose) ou dificuldade mesmo eventual para deglutir deve consultar no intuito de descobrir a sua causa.

Após o tratamento como fazer acompanhamento?

    O paciente deve ser submetido a endoscopias periódicas eventualmente acrescida de exame de imagem como tomografia computadorizada.