TIPOS DE CÂNCER
Câncer de Testículo

O que é?

    Câncer de testículo é uma doença na qual, células malignas se desenvolvem no testículo (mais comumente apenas em um, podendo ser em ambos).

Como ele se manifesta?

    A principal manifestação é o surgimento de algum nódulo ou amento do volume do testículo.

Como fazer o diagnóstico?

    O diagnóstico final confirmatório só ocorrerá após a retirada do testículo. A indicação de tal procedimento ocorre quando há ima suspeita e probabilidade muito alta de câncer defina por exame físico + ecografia + exame de sangue.

Quais os principais tratamentos?

    Câncer de testículo é uma doença curável, podendo envolver para isso cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Conforme a fase e momento da doença a opção deve ser discutida com a equipe médica envolvida.

Quem eu devo procurar?

    Sugere-se inicialmente a avaliação com o Urologista, para investigação e diagnóstico diferencial com outras doenças, muitas vezes benignas. Caso confirme diagnóstico de câncer de testículo faz-se necessário à discussão com equipe de Oncologia.

Quais os fatores de risco?

    Os seguintes fatores aumentam a chance de desenvolver câncer de testículo: testículo que não desce na infância, doenças genéticas, desenvolvimento anormal do testículo, história familiar de câncer de testículo.

Prevenção - Como realizar?

    A melhor forma de prevenir câncer de testículo é procurar o médico quando sintomas suspeitos aparecerem.

Após o tratamento como fazer acompanhamento?

    Deve ser feito em regime multidisciplinar com consultas e exames (laboratoriais, ecografias, tomografias – conforme a necessidade) tanto pelo Urologista como pelo Oncologista.