TIPOS DE CÂNCER
Câncer de Próstata

O que é?

    É o tumor maligno que se desenvolve na próstata que é um órgão localizado atrás da bexiga e participa na formação do sêmen.

Como ele se manifesta?

    São possíveis manifestações do câncer de próstata: Jato urinário fraco ou interrompido; Vontade de urinar frequente; Dor ou ardência ao urinar; Sangue na urina.

Como fazer o diagnóstico?

    Exame digital através do anus (toque retal) é feito por um médico, preferencialmente, um urologista, podendo detectar os tumores na próstata. Um teste sanguíneo denominado PSA auxilia no diagnóstico, mas deve ser combinado com o toque retal.

Quais os principais tratamentos?

    Na doença inicial, a retirada cirúrgica da próstata ou a radioterapia, tem efeitos curativos semelhantes. A cirurgia é indicada preferencialmente para pacientes mais jovens.

    Quando a doença alastra-se para fora da próstata, geralmente para os ossos, medicamentos que reduzem a testosterona (hormônio sexual masculino) são receitados.

Quem eu devo procurar?

    Para o diagnóstico inicial, um urologista que poderá também realizar a cirurgia se esta for indicada. Um oncologista radioterapeuta ficara encarregado da radioterapia s esta for necessária. Após o tratamento inicial um oncologista devera ser consultado.

Quais os fatores de risco?

    Pessoas com familiares afetados por câncer de próstata, principalmente pai e irmãos, tem risco mais elevado deste tipo de câncer. Dietas ricas em gorduras saturadas e carnes vermelhas ou pobres em frutas, vegetais, produtos de tomate, peixes e soja tem sido implicadas como de risco aumentado para este tumor.

Prevenção - Como realizar?

    Exames anuais de toque retal e dosagem de PSA podem ser iniciados aos 50 anos e ajudam a detectar tumores iniciais. Pessoas com historia familiar de câncer de próstata devem procurar o urologista e discutir a prevenção usando medicamento (finasterida).

Após o tratamento como fazer acompanhamento?

    Após o tratamento curativo, a dosagem de PSA deve ser feita a cada 6 meses durante 5 anos e após anualmente. O toque retal é realizado anualmente.