TIPOS DE CÂNCER
Câncer de Endométrio

O que é?

    O câncer de endométrio é um tumor da camada interna do útero. Como fatores de risco, podemos citar a obesidade, a irregularidade menstrual e a síndrome dos ovários policísticos. Oitenta por cento dos tumores de endométrio ocorrem em pacientes na pós-menopausa. O sangramento vaginal na pós-menopausa ou o sangramento irregular na pré-menopausa podem ser sintomas iniciais desse tumor. Assim, consegue-se realizar o diagnóstico em estádios precoces em 80 a 90% das pacientes.

Como fazer o diagnóstico?

    O diagnóstico é realizado ao se desconfiar de um sangramento irregular na pré-menopausa ou um sangramento na pós-menopausa. Nesses casos, uma avaliação do endométrio deve ser realizada por biópsia endometrial ou histeroscopia.

Quais os principais tratamentos?

    O tratamento, no caso de câncer, consiste na retirada do útero (histerectomia) e dos gânglios linfáticos pélvicos para avaliação. Em alguns casos, radioterapia ou mesmo quimioterapia podem ser necessárias após a cirurgia inicial.

Após o tratamento como fazer acompanhamento?

    O acompanhamento deve ser realizado mais frequentemente nos primeiros dois anos (a cada três meses). Do terceiro ao quinto ano, duas vezes por ano e, após, anualmente.