TIPOS DE CÂNCER
Câncer de Bexiga

O que é?

    É a doença na qual  as células malignas se desenvolvem no interior da bexiga. A bexiga corresponde ao órgão na parte inferior do abdome, responsável para armazenar e eliminar a urina, oriunda dos rins, para fora do corpo através da uretra.

Como ele se manifesta?

    As principais manifestações são: sangue na urina, aumento da frequência urinária, desejo de urinar, mas incapacidade de micção, dor nas costas (região lombar), dor ao urinar persistente.

Como fazer o diagnóstico?

    O diagnóstico deve ser feito através de uma biópsia da porção interna da bexiga. Esse material será analisado por um exame de patologia e permitirá confirmar diagnóstico e definir o tipo e característica da doença.

Quais os principais tratamentos?

    Câncer de bexiga é uma doença curável, podendo envolver para isso cirurgia, quimioterapia e/ou radioterapia. Conforme a fase e momento da doença a opção deve ser discutida com a equipe médica envolvida.

Quem eu devo procurar?

    Sugere-se inicialmente a avaliação com o Urologista, para investigação e diagnóstico diferencial com outras doenças, muitas vezes benignas. Caso confirme diagnóstico de câncer de bexiga faz-se necessário à discussão com equipe de Oncologia.

Quais os fatores de risco?

    Os seguintes fatores aumentam a chance de desenvolver câncer de bexiga: tabagismo; exposição a produtos químicos como benzina, corantes têxteis, tintas, pesticidas; infecção urinária crônica, infecção urinária por parasitas e história familiar de câncer de bexiga.

Prevenção - Como realizar?

    A melhor forma de prevenir câncer de bexiga é afastar-se de potenciais fatores de risco. Ainda, procurar o médico quando sintomas suspeitos aparecerem.

Após o tratamento como fazer acompanhamento?

    Deve ser feito em regime multidisciplinar com consultas e exames (exame de urina, ecografia, tomografias – conforme a necessidade) tanto pelo Urologista como pelo Oncologista.