ESPECIALIDADES
Radioterapia

A Radioterapia é uma técnica de tratamento local e/ou regional que utiliza radiações ionizantes para o tratamento do câncer. O objetivo é entregar uma dose de radiação precisamente calculada a um volume tumoral com o mínimo de danos as estruturas vizinhas sadias, resultando na erradicação do tumor e/ou na melhoria da qualidade de vida.

Pode ser empregada de forma exclusiva ou associada a outros métodos terapêuticos, tais como Quimioterapia e Cirurgia. É indicada em caráter curativo (para cura e/ou controle tumoral) ou paliativo (alivio da dor, estancar hemorragias e outros).

O Serviço de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus é referência nacional em qualidade, estando apto a realizar todos os procedimentos em Radioterapia de alta complexidade, contando com completa equipe multidisciplinar.

Técnicas de Tratamento

Radioterapia Conformada Tridimensional (3DCRT)

O planejamento com técnica tridimensional conformada é realizado a partir de imagens de Tomografia Computadorizada do paciente, que podem também ser associadas a outras modalidades, tais como Ressonância magnética ou PET. A partir destas imagens são delimitados os alvos do tratamento bem como as áreas e órgãos sadios adjacentes e realizado o planejamento através de software específico.

As áreas de tratamento são delimitadas através de multi-lâminas inseridas no equipamento que garantem o contorno exato dos alvos, garantindo tratamento completamente individualizado e seguro.

Radioterapia de Intensidade Modulada (IMRT)

Além das características descritas na técnica tridimensional (3DCRT), utiliza modulação do feixe de tratamento dentro de cada incidência, garantindo uma irradiação ainda mais ajustada ao alvo. Esta técnica é realizadao através do movimento das multi-lâminas do equipamento.

Propicia uma proteção ainda maior aos órgãos adjacentes e redução de efeitos adversos.

Radioterapia em Arco Modulado (VMAT)

Realiza tratamento com modulação da radiação através do movimento de lâminas, como no IMRT, porém ainda varia a quantidade de radiação emitida e realiza o tratamento num giro contínuo do equipamento. É a técnica state-of-the-art em Radioterapia externa atualmente. Também conhecida comercialmente como Rapidarc®, propicia conformação de dose altamente precisa e um tempo muito curto de tratamento, aliando segurança, precisão e bem-estar aos pacientes.

Radioterapia Estereotática extra-craniana (SBRT)

Segue os mesmo princípios da radiocirurgia, mas fora do Crânio. São altas doses de radiação em até 5 aplicações, totalmente guiadas por imagem com intuito de total ablação do tumor. Pode ser aplicado e tumores de pulmão, fígado e vértebras por exemplo.

Radiocirurgia e Radioterapia Estereotática Fracionada (SRS e SFRT)

São procedimentos altamente precisos para selecionadas lesões cranianas. Uma dose altíssima de Radiação é aplicada em uma única fração ou em até 5 aplicações. Com as mais modernas técnicas de radioterapia, que estão disponíveis no Hospital Mãe de Deus, há ainda a possibilidade de se tratar inúmeros alvos numa mesma aplicação, sem comprometer os tecidos sadios adjacentes, reduzindo tempo de tratamento e ampliando as possibilidades terapêuticas.

Realizadas com máscara de precisão milimétrica e posicionamento rigoroso, o procedimento é completamente guiado por imagens tomográficas geradas no próprio equipamento, configurando-se numa segura e eficaz opção de tratamento.

Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR)

Consiste na utilização de fontes radioativas para irradiar localmente as regiões de tratamento. Pode ser realizada com utilização de aplicadores específicos ou de cateteres, entregando altas doses apenas localmente.

Com este tipo de tratamento podem ser tratados tipicamente tumores ginecológicos, de esôfago ou até mesmo sarcomas.

Braquiterapia de Baixa Taxa de Dose (LDR): Implante de Próstata

Procedimento realizado em casos selecionados de câncer de próstata. Consiste na colocação permanente de sementes de Iodo 125, que irradiam apenas localmente a próstata. Todo procedimento é realizado em apenas um dia, com resultados equiparados às técnicas de Radioterapia Externa e Cirúrgicas.

A Equipe do Hospital Mãe de Deus é a única no estado a oferecer esta opção de tratamento.

Softwares de Planejamento

Na Radioterapia moderna, todos os tratamentos são baseados em softwares que são capazes de mapear exatamente a radiação aplicada em cada área do corpo. Estes softwares permitem que sejam realizadas as técnicas modernas de tratamento, com modulação dos feixes e altíssima precisão e movimentação, sendo totalmente integrados aos Aceleradores Lineares, que são os equipamentos que realizam o tratamento.

Na Radioterapia do Hospital Mãe de Deus são utilizados sempre os softwares mais recentes à disposição no mercado, garantindo a aplicação e a segurança que há de melhor em Radioterapia. Atualmente contamos com os seguintes programas:

Eclipse

Software da empresa americana VARIAN habilitado para realizar tratamentos com 3DCRT, IMRT, VMAT, SBRT e Radiocirurgia.

ARIA

Software de gerenciamento que garante total integração e segurança da execução dos tratamentos e do registro de tudo que é realizado nos Aceleradores Lineares. Permite não só controlar como monitorar individualmente todos os dados de cada paciente que tratou ou está em tratamento.

iPlan

Software da empresa alemã BRAINLAB, específico para planejamento de Radiocirurgia, habilitado para uso com aparato de estereotaxia.

Equipamentos

Acelerador Linear Clinac 2100

Acelerador Linear marca VARIAN, possui duas energias de fótons (6MV e 15MV) e quatro energias de elétrons (6, 9, 12 e 15MeV). Equipado com colimador multi-lâminas de 120 lâminas (5mm) e dispositivo de imagem portal as1000, que torna as imagens totalmente digitais, dispensando uso de radiografias convencionais. Possui habilitação para tratamentos com técnica 3DCRT além de IMRT e Arco dinâmico.

Acelerador Linear Trilogy

Acelerador Linear marca VARIAN, possui duas energias de fótons (6MV e 15MV) e seis energias de elétrons (4, 6, 9, 12, 15, e 18MeV). Equipado com colimador multi-lâminas de alta definição de 120 lâminas (2,5mm) e dispositivo de imagem OBI, capaz de realizar radiografias de alta qualidade e tomografia computadorizada na própria sala de tratamento de forma totalmente integrada. Possui habilitação para tratamentos em 3DCRT, IMRT, arco dinâmico, Arco Modulado (VMAT), IGRT, Radiocirurgia e SBRT.

Braquiterapia GammaMed iX

Equipamento de Braquiterapia de Alta Taxa de Dose (HDR), que permite conduzir uma fonte radioativa de Ir-192 até a região do tumor através da utilização de aplicadores específicos. As aplicações na maior parte dos casos são totalmente ambulatoriais e todo controle do equipamento é feito de forma remota.

Nossa Equipe:
Andréa Barleze da Costa
CRMRS 31923
  • Graduação em medicina pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA em 2007;
  • Residência em Radioterapia pelo Hospital de Clínicas de Porto Alegre - 2008 a 2010;
  • Radio-oncologista na Clínica Oncologia Centenário, São Leopoldo - RS;
  • Radio-oncologista do Hospital Mãe de Deus;
  • Membro Associado Internacional da ASTRO (American Society For Radiation Oncology);
  • Membro Titular da Sociedade Brasileira de Radioterapia (SBRT).
Veja o currículo completo.
Cláudio Dorneles Sá Brito
CRM 6760
  • Graduou-se em medicina pela Universidade Federal de Santa Maria em 1974;
  • Realizou residência médica em Oncologia Radioterápica em Columbus, Estado de Ohio, EUA pelo período de 07/1975 até 06/1978;
  • Possui título de Especialização pelo Colégio Brasileiro de Radiologia desde 2003;
  • Sua experiência profissional foi dedicada, desde 1978, como radioterapeuta do Centro de Oncologia Radioterápica (COR) do RS;
  • Em setembro de 2007, o COR foi adquirido pelo Hospital Mãe de Deus, passando a ser chamado de COR Mãe de Deus;
  • Faz parte do corpo clínico do Instituto do Câncer Mãe de Deus.
Fernando Mariano Obst
CRM 21957
  • Possui graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1995);
  • Atualmente é médico radioterapeuta do Hospital Mãe de Deus e do Centro de Radioterapia do Hospital Tacchini em Bento Gonçalves;
  • Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Oncologia e Radioterapia.
Veja o currículo completo.
Márcia Medaglia Grussner
CRM 25478
  • Graduada pela Faculdade de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em 2000;
  • Pós Graduada pelo Curso de Especialização em Oncologia, na subespecialidade Radioterapia no Hospital Santa Rita da Irmandade Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, através da Fundação Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre em 2003;
  • Especialista em Radioterapia pelo Colégio Brasileiro de Radiologia;
  • Membro da Sociedade Brasileira de Radioterapia;
  • Registro no Conselho Regional de Medicina – CRMRS 25478;
  • Registro na Comissão Nacional de Energia Nuclear – CB 8041;
  • Radio-oncologista no Serviço de Radioterapia do Hospital Mãe de Deus em Porto Alegre – RS, desde 2016;
  • Radio-oncologista no Serviço de Radioterapia do Centro de Câncer Oncologia Centenário em São Leopoldo – RS, desde 2011;
  • Radio-oncologista no Serviço de Radioterapia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul em Porto Alegre – RS, de 2004 a 2016.