EQUIPE ASSISTENCIAL
Farmácia

O  profissional farmacêutico se apresenta como integrante atuante na equipe multidisciplinar no tratamento oncológico. O Hospital do Câncer Mãe de Deus do Hospital Mãe de Deus conta com a colaboração de três farmacêuticas especialistas em oncologia, cujo papel primordial é garantir a qualidade dos produtos utilizados no tratamento dos pacientes.

Para isso, obedecem a normas padronizadas de acordo com órgãos nacionais e internacionais. E seguem critérios rigorosos desde a seleção de fornecedores, padronização de medicamentos, armazenamento, manipulação e obtenção do produto final com excelência.

Outra etapa importante da atuação desse profissional é na avaliação da prescrição médica por meio da identificação dos dados do paciente, checagem das doses, protocolo de tratamento, avaliação dos componentes quanto à quantidade, compatibilidade, estabilidade e interações, respeitando o princípio dos “5 certos” - dose certa, paciente certo, horário de entrega certa, via e medicamento certo. O farmacêutico é fundamental na identificação de erros relacionados à medicação, na sua prevenção e no auxílio à sua resolução.

O preparo dos medicamentos quimioterápicos requer a atuação de profissionais treinados, capazes de manipular os medicamentos com técnicas específicas e seguras. A obtenção desses medicamentos deve ser feita em um equipamento de proteção coletiva chamado de Cabine de Segurança Biológica (CSB) ou Capela de Fluxo Laminar Vertical Classe II B2, que apresenta um sistema de fluxo de ar e filtros, que garante a segurança do manipulador e do produto obtido.

A dispensação e o transporte seguro do medicamento manipulado até a sua administração pela equipe de enfermagem são assegurados pela farmácia.

Além disso, zela pela prática da Atenção Farmacêutica, notificação de Reações Adversas aos Medicamentos (RAMs), informações sobre interações medicamentosas, estabilidade, armazenamento e descarte dos medicamentos oncológicos.

Além da qualificação e especialização dos seus profissionais, o Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus trabalha com medicamentos de referência, que apresentam eficácias e segurança comprovadas.

Nossa equipe:

Analígia Lara Almeida
  • Farmacêutica formada em 2002 pela Universidade Luterana do Brasil, pós-graduada em Farmácia Hospitalar e com MBA em Gestão Empresarial. Concluiu em 2017 a pós graduação em Farmácia Oncológica.
  • Atua desde 2004 como Farmacêutica Hospitalar, trabalhando na Santa Casa, Hospital Moinhos de Vento e Hospital Ernesto Dornelles. Desenvolveu as seguintes atividades durante sua trajetória profissional: dispensação de medicamentos, materiais, correlatos, higiene e limpeza, assistência farmacêutica, seleção e aquisição de medicamentos e materiais, membro da Comissão de Farmácia e Terapêutica da Santa Casa e Hospital Ernesto Dornelles, criação de projeto e implantação de rotinas relacionadas a controle e rotatividade de estoque na Santa Casa, manipulação de medicamentos antineoplásicos e hematológicos no Hospital Moinhos de Vento e Clinica Pro Vitae, produção e controle de qualidade de medicamentos em dose unitária no Hospital Moinhos de Vento, membro da Comissão de Compras de Medicamentos no Hospital Moinhos de Vento, treinamento de auxiliares de farmácia e responsável pela supervisão e orientação de estagiários acadêmicos do curso de Farmácia.
  • Em 2016 ingressou no Hospital do Câncer Mãe de Deus, onde atua como Farmacêutica Oncológica.
Letícia Porciúncula
CRF 1-10151
  • Formada em Farmácia com ênfase em Bioquímica PUCRS 2005;
  • Especialização em Gestão Empresarial 1º Gerência - ESPM (2007);
  • Especialização em Diagnóstico Laboratorial - PUCRS (2012); Especialização em Farmácia Oncológica - Centro Educacional São Camilo (2015).
Veja o currículo completo.
Mariana Martins Rosales
  • Farmacêutica e Bioquímica formada em 2007 pela Universidade Católica de Pelotas, pós-graduada em Farmácia Oncológica concluída em 2011 e em Farmácia Clinica concluída em 2013; Experiências nas áreas comerciais, manipulação e laboratório de análises clinicas;
  • Atua desde 2012 como Farmacêutica Oncológica. Desenvolveu as seguintes atividades durante sua trajetória profissional: dispensação de medicamentos, correlatos, atenção farmacêutica, seleção e aquisição de medicamentos e manipulação de medicamentos antineoplásicos;
  • Em 2017 ingressou no Hospital do Câncer Mãe de Deus, onde atua como Farmacêutica Oncológica.
Namur Madruga Junqueira
CRF 6788
  • Graduado Farmacêutico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2000;
  • Pós Graduação em Farmácia Oncológica peloCentro Educacional São Camilo Rio Grande do Sul em 2015;
  • Conexão Alpha – Acreditando no desenvolvimento da inteligência emocional para a evolução pessoal e profissional(PNL);
  • Seminários Regionais Sobrafo 2015, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia;
  • VII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia;
  • VII Congresso Brasileiro de Farmacêuticos em Oncologia – Cuidados farmacêuticos à pacientes em uso de antineoplásicos orais, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia;
  • 1° Congresso Multidisciplinar em Oncologia do Instituto do Câncer do Hospital Mãe de Deus, promovido pelo Instituto do Câncer;
  • Seminário Regional Sobrafo 2013, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia;
  • Atualização Farmacêutica da Zodiac Oncologia, promovido pela Zodiac Oncologia;
  • Atualização em Oncologia, promovido pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar Seccional do RS.
Veja o currículo completo.