Como Reduzir ou Prevenir a Celulite

Ela é uma das maiores inimigas de toda mulher, não pede licença para chegar, basta um descuido, e lá está ela. Sim, acertou se pensou em celulite! Quer saber como reduzir ou prevenir a celulite? Continue lendo esse artigo.

A Celulite tem um visual bem conhecido, fácil de identificar, mas poucos sabem que ela nada mais é que o tecido celular inflamado, uma alteração causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, tornando-as cheias e endurecidas, deixando a região com aquelas ondulações e nódulos.

Estágios de celulite

Embora muitas celulites sejam quase imperceptíveis, algumas podemos perceber até sob uma roupa, que são as mais graves. E isso porque existem vários graus, ou estágios, de celulite:

  • Grau 1: são as mais fraquinhas, aquelas que as ondulações só são percebidas quando a pele é comprimida.
  • Grau 2: nesse estágio, as ondulações já aparecem mesmo sem precisar comprimir a pele. Basta passar a mão sobre a pele para se  perceber uma ondulação, e até alguns nódulos.
  • Grau 3: já, nesse estágio os nódulos são bem perceptíveis, com uma consistência endurecida, nesse caso, já com formação de fibrose, muitas vezes, sendo até dolorosas.
  • Grau 4: já podem ser vistas sob a roupa e são bem dolorosas, sendo necessário procurar ajuda de um médico dermatologista para poder tratar adequadamente, as vezes, sendo necessária uma pequena cirurgia.

Que maus hábitos podem causar celulite?

  • Consumo excessivo de açúcares e sal.
  • Consumo excessivo de álcool.
  • Uso abusivo de cigarro.

Como combater a celulite

Acredite, de nada vai adiantar investir em tratamentos estéticos e em cremes, na maioria das vezes caríssimos,  e não cuidar da alimentação.

É fundamental apostar em uma reeducação alimentar para que os resultados sejam os esperados. A estética deve trabalhar em comunhão com uma alimentação equilibrada.

Para que a alimentação melhore a celulite, ela precisa ajudar a reduzir o tecido adiposo, regular o intestino e diminuir a retenção hídrica. Assim, é preciso investir em uma dieta com muito líquido, pobre em gorduras e rica em frutas, legumes, e verduras.

Infelizmente, a maior parte da população possui uma alimentação baseada em alimentos gordurosos, carboidratos, muito açúcar e um grande consumo de sal, as principais causas para o aparecimento.

Por isso, vale substituir os carboidratos simples pelos complexos (integrais) e prestar muita atenção no consumo de sódio. Mas além da alimentação, você pode comprar alguns cremes para combater a celulite, e na revista natura você encontrar esses produtos por um ótimo preço.

Com certeza, tomando esses cuidados, em pouco tempo já poderá perceber uma melhora significativa.

Para combater a celulite vale apostar nas seguintes substituições:

  • Carne vermelha: por  Carnes brancas ou magras (peixe, aves)
  • Doces com recheios, creme de leite, chantilly, chocolate: por Frutas ou doces à base de frutas
  • Alimentos refinados: por Alimentos integrais
  • Refrigerantes: por Sucos naturais
  • Sal: por Temperos naturais

Enfim, para combater a celulite é preciso investir em novos hábitos de vida, com uma dieta equilibrada, prática regular de exercícios e melhorando a função intestinal.

E é isso, agora é arregaçar as mangas e se preparar para o combate!